Sindicato / História

sindicato-integrantes


Fundado em 04 de julho de 1974 o UNIPOCI (União dos Policiais Civis), foi a primeira entidade representativa, em forma de associação, da categoria Policial Civil do Estado do Ceará, tendo perdurado até novembro de 1989.

carteira-unipolCom o advento da Constituição Federal do Brasil promulgada em 1988, outra realidade implantou-se no país; a Carta Magna assegurou aos servidores públicos o direito à sindicalização, daí a necessidade urgente, diante dessa prerrogativa, da transformação do UNIPOCI em sindicato.

Em Assembléia Geral convocada pela diretoria do UNIPOCI, tendo à frente o presidente Edson Nogueira Bernadino, em 20 de novembro de 1989, sendo colocada em pauta a transformação do UNIPOCI em sindicato, posta em votação, foi referendada, por unanimidade, pelos que se faziam presente aquele ato. Surge, então, com a denominação SINPOCI/CE, o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira no Estado do Ceará.

  • Publicado no Diário Oficial em 28/11/1989;
  • Adquiriu personalidade jurídica em 05/12/1989;
  • Registrado no Ministério do Trabalho no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES), publicado no Diário da União em 03/05/2002.